Blog Nutrição Total

logo_3_

Desnutrição: causas e como tratar


Ela pode ser causada por motivos diferentes, e conta com diversos tratamentos eficazes que incluem uma boa alimentação, suplementação e, em casos mais graves, dieta enteral. 

O que é desnutrição

A desnutrição se trata de uma condição onde o nosso corpo não tem recebido uma quantidade suficiente de nutrientes para conseguir se manter funcionando normalmente, algo que pode acontecer em casos onde o indivíduo não está consumindo alimentos suficientes ou que estejam em uma dieta equilibrada com todos nutrientes que são essenciais para o nosso corpo.

Ela pode ser causada por diversos motivos, como extrema pobreza, que impede as pessoas de se alimentarem diariamente e em boas quantidades, baixo acesso a alimentos que sejam nutritivos, por conta de doenças crônicas, dificuldade para absorver os alimentos ou deglutir, dentre outros.

É possível identificar a desnutrição a partir de vários sintomas que começam a aparecer na pessoa que está sofrendo com essa condição, como a perda de peso de forma drástica, falta de energia no dia a dia, muita fadiga, perda de massa muscular, anemia e até mesmo deficiência de diversas vitaminas.

Além disso, essa condição pode acabar se agravando e levar a outras doenças ainda mais graves, ou até mesmo levar o paciente a óbito se não houver tratamento adequado.

Graus de desnutrição

A desnutrição pode passar por vários graus, indo do mais leve até casos onde a situação é grave e precisa ser tratada imediatamente. 

Desnutrição leve

A desnutrição leve é identificada como uma deficiência moderada de nutrientes no organismo do paciente, onde os sintomas são ainda a falta de apetite, fadiga por falta de nutrição adequada e perda de peso.

É um nível que ainda será simples de tratar, principalmente incluindo uma alimentação balanceada e contendo suplementações para suprir a falta de nutrientes.

Desnutrição moderada

A desnutrição moderada é a que pode ser identificada como uma deficiência de nutrientes que já é considerada grave. Os sintomas incluem os presentes na desnutrição de grau leve, mas também conta com atraso do crescimento (em caso de paciente pediátrico), perda de massa muscular e imunidade baixa.

Pode ser necessário haver atendimento médico especializado no assunto, além de ser necessário uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, assim como suplementação alimentar.

Desnutrição grave

E temos o grau de desnutrição grave, que é definido como um caso severo, onde poderá levar à morte se não houver intervenção imediata. Aqui, os pacientes costumam já estar muito abaixo do peso ideal, não possuem força nos músculos, sofrem de anemia e podendo até mesmo haver infecções.

Nestes casos, o tratamento irá exigir um atendimento médico de emergência, onde será preciso reidratar o corpo do indivíduo de forma rápida e garantindo uma dieta adequada para o caso.

Em muitos casos, a dieta enteral é a opção mais viável e eficaz para tratar um grau de desnutrição tão alto.

Tratamentos

Para cada grau de desnutrição há um tipo de tratamento recomendado, e o que não muda entre todos eles é a necessidade de realizar uma dieta equilibrada e rica em nutrientes. 

A alimentação saudável vai além de comer por estética, afinal, sem os nutrientes necessários o nosso organismo não funciona muito bem e, como vimos, em casos graves a falta desses nutrientes pode levar o paciente a óbito.

Ainda existem as opções de suplementos nutricionais, indicados para pacientes que precisam complementar a sua alimentação com vitaminas, seja por não conseguir comer adequadamente durante o dia a dia ou por condições de saúde ou doenças crônicas.

Em casos mais severos, é indispensável que haja um tratamento médico intensivo, afinal, esse paciente precisará ser monitorado e precisará apresentar melhoras rápidas para conseguir se manter vivo.

Por fim, temos também os casos em que a desnutrição é causada por outras condições médicas, o que requer um atendimento direcionado, além de suplementação e cuidados pelo grau de desnutrição, para qualquer que seja o problema.

Suplementos da Nutrição Total

Os suplementos da Nutrição Total podem ajudar em casos de desnutrição, contando com uma variedade de produtos que ajudam a suplementar proteínas, minerais, vitaminas, fibras e muitos outros.

Eles irão complementar a sua alimentação equilibrada, garantindo que o seu organismo esteja recebendo as quantidades recomendadas de nutrientes diariamente. Dessa forma, além de ajudar no tratamento de casos de desnutrição, irão permitir que você mantenha bons hábitos para a sua saúde no futuro.

Conheça a Nutrição Total!

A Nutrição Total conta com diversos produtos que ajudam a tratar a desnutrição, contribuindo para pessoas mais saudáveis e ricas em nutrientes.

Aproveite essa oportunidade para conferir os nossos produtos e obter os melhores preços e