Blog Nutrição Total

logo_3_

Importância dos espessantes alimentares na dieta de pessoas com dificuldades de deglutição


Você sabe qual é a importância dos espessantes alimentares na dieta de pessoas com dificuldades de deglutição? Estamos falando de um processo bastante complexo que pode passar a ser algo muito mais natural, e automático, com a ajuda desses espessantes.

Infelizmente, muitas pessoas passam por problemas de deglutição, onde a forma convencional de se alimentar não é tão simples e, por isso, é necessário contar com a ajuda de alimentos próprios para o caso.

O simples ato de engolir alimentos pode ser quase impossível para esses pacientes, o que faz dos espessantes alimentares uma boa medida para garantir que todos tenham uma boa nutrição apesar dessas condições.

A seguir, vamos conhecer mais sobre o papel que os espessantes possuem para a segurança alimentar desses pacientes, os tipos que podem ser utilizados, suas aplicações e muito mais. 

O papel dos espessantes na segurança alimentar

Quem enfrenta problemas que envolvem a dificuldade de deglutição, tem uma grande preocupação em garantir uma alimentação que, além de nutritiva, seja segura.

Para a segurança alimentar, os espessantes podem ser fortes aliados, afinal, essa é uma questão que ainda gera grande preocupação para os pacientes e suas famílias.

Os espessantes alimentares são feitos especialmente para garantir que os alimentos se modifiquem e, dessa forma, possam ser consumidos de uma forma mais segura de acordo com as necessidades do paciente.

Por isso, trata-se de um item indispensável para garantir a prevenção contra aspirações, evitando que acidentes ocorram e acabem gerando complicações ainda mais severas – como uma pneumonia por aspiração. 

Tipos de espessantes e suas aplicações na disfagia

Existem diferentes tipos de espessantes disponíveis no mercado, onde a escolha deverá ser feita com base nas necessidades de cada indivíduo.

Por exemplo, temos os espessantes que são à base de amido de milho modificado e temos também os espessantes à base de goma xantana.

Certamente, a consistência dos alimentos irá depender muito da gravidade da disfagia do paciente, o que faz extremamente necessário ter feito um acompanhamento médico antes para ter as devidas orientações. 

Como os espessantes alimentares facilitam a deglutição

Na deglutição, os espessantes alimentares serão grandes aliados do paciente, afinal, irão facilitar todo o processo. Através de uma textura mais segura para o caso do indivíduo, os alimentos poderão ser consumidos sem medos.

Por possibilitarem a modificação de líquidos, por exemplo, é possível diminuir, consideravelmente, os riscos que estão ligados à aspiração.

Além disso, o processo de deglutir fica muito mais confortável para o paciente ao utilizar os espessantes, ajudando a reduzir a péssima sensação de engasgo sempre que for engolir. Dessa maneira, as pessoas podem se sentir mais tranquilas e ter boas experiências alimentares novamente. 

Benefícios nutricionais dos espessantes na dieta

Muitos são os benefícios nutricionais que os espessantes podem proporcionar para a dieta do paciente. Ou seja, é uma vantagem que vai muito além da segurança alimentar.

Ajuda a manter uma dieta nutritiva

Os espessantes alimentares são fundamentais para garantir que o indivíduo tenha uma dieta nutritiva e equilibrada, já que em casos de disfagia, por exemplo, os pacientes podem enfrentar muitos desafios por conta da consistência.

Com esse item, é possível se adaptar a diversos tipos de alimentos, permitindo que o paciente tenha os nutrientes necessários sem precisar pôr em risco sua segurança para isso.

Ou seja, é uma excelente oportunidade de manter o paciente nutrido e seguro, ideal para uma vida saudável e um corpo pronto para se proteger de ameaças. 

Preparo de alimentos com espessantes para pacientes com disfagia

Para os pacientes que sofrem com a disfagia, é possível utilizar os espessantes alimentares de diversas maneiras diferentes no preparo dos alimentos. Esse é um momento de muito cuidado e atenção especial, afinal, é preciso atender às necessidades do indivíduo para garantir sua segurança.

Seguir as orientações obtidas através de profissionais especializados, e até mesmo dos fabricantes dos espessantes, é um começo. Por exemplo, é preciso saber qual a quantidade certa deve ser utilizada, qual o melhor espessante para o caso, etc.

Temos também o cuidado necessário com a consistência final do alimento, podendo variar de acordo com as indicações médicas ou profissional fonoaudiólogo.

Esse momento de ajustar a quantidade e a consistência é muito importante em um processo inicial de ajuste alimentar.

Já existem muitas receitas próprias para alimentos que irão incluir espessantes, garantindo mais prazer e qualidade durante as refeições. 

Recomendações e cuidados ao usar espessantes

Por fim, temos aqui algumas recomendações e cuidados que devem ser seguidos ao utilizar os espessantes alimentares.

Primeiro, é fundamental consultar um médico ou fonoaudiólogo especializado antes de tudo. Ele irá fornecer todas as orientações e dicas importantes para o processo – como a dose correta que precisa ser utilizada em cada alimento, a maneira mais segura e higiênica de preparo, dentre outros.

Além disso, é importante entender que o acompanhamento precisará ser contínuo, afinal, o quadro clínico pode mudar e, com isso, deve ser alterada também a quantidade de espessantes utilizados – ou até mesmo passar a não precisar dele no tratamento.

De forma geral, não deixe de ir ao médico e tirar todas as suas dúvidas e ter as recomendações e cuidados próprios para o caso em específico.