Blog Nutrição Total

logo_3_

Dieta enteral hipercalórica: quando é utilizada?


A alimentação é um dos pilares mais importantes para uma vida equilibrada entre saúde e bem-estar. Com isso, a nutrição possui um papel fundamental na recuperação e na manutenção da saúde, principalmente em pacientes que estão passando por desafios para manter uma boa alimentação por questões médicas.

Uma das ferramentas que auxiliam a manter uma alimentação equilibrada, nestes casos, é a dieta enteral hipercalórica.

Ela é responsável por fornecer um suporte nutricional concentrado para atender às necessidades de cada indivíduo, especificamente, relacionadas às demandas calóricas.

A seguir, vamos buscar entender melhor essa dieta enteral hipercalórica, sua função e muito mais. Confira!

Entendendo a dieta enteral hipercalórica

A dieta enteral hipercalórica é uma das opções de dietas enterais, onde essa, especificamente, é feita para garantir o fornecimento de uma quantidade significativa de calorias – bem maior do que se compararmos com dietas enterais consideradas normais em quantidades de calorias.

Essa dieta possui uma fórmula especial para pacientes que precisam de um consumo calórico mais elevado do que a maioria, atendendo demandas metabólicas do organismo destes indivíduos.

Composição desse tipo de dieta

A dieta enteral hipercalórica é composta pela combinação de nutrientes, como os carboidratos, proteínas, vitaminas, gorduras e minerais, em concentrações maiores do que as que encontramos em dietas enterais convencionais.

Por conta dessa composição densa em nutrientes, o paciente irá receber uma quantidade maior de calorias – sendo a quantidade ideal para esses casos – só que em um volume reduzido de alimento.

Diferenças entre dietas enterais normocalóricas e hipercalóricas

Certamente, há diferenças entre as dietas enterais normocalóricas e hipercalóricas, sendo importante compreendê-las.

A principal diferença entre elas está relacionada à quantidade de calorias que cada uma dessas fórmulas fornece.

Enquanto em uma dieta convencional, normocalórica, se atende às necessidades calóricas padrão, em uma dieta enteral hipercalórica temos uma fórmula com quantidades significativamente maiores de energia.

Com isso, é possível atender às necessidades específicas de cada paciente, conforme a indicação de consumo calórico diário que ele precisa.

Indicações clínicas para dieta enteral hipercalórica

A dieta enteral hipercalórica pode ter indicações clínicas variadas, atendendo a diferentes necessidades.

Por exemplo, o paciente pode ter necessidades calóricas aumentadas por conta de alguma condição médica – como trauma, câncer, queimaduras externas ou até mesmo um grande trauma.

O mesmo vale para pacientes que apresentam dificuldades em manter o peso ideal, seja por algum distúrbio metabólico, como hipertensão ou hipertireoidismo, dentre outros casos.

Além disso, também é um tratamento eficaz para casos onde o paciente está em recuperação pós-cirúrgico (em casos de grandes cirurgias), sendo excelente para ajudar na cicatrização e na regeneração dos tecidos.

Benefícios da dieta enteral hipercalórica

Além de ser uma possibilidade eficaz para diferentes quadros clínicos, a dieta enteral hipercalórica ainda conta com benefícios significativos que merecem ser destacados. Entre eles, temos:

Suporte nutricional adequado sem aumentar o volume de alimentação

Esse modelo de dieta é um excelente suporte nutricional sem haver necessidade de aumentar o volume de alimentação.

Por apresentar uma concentração elevada de nutrientes, ela permite que o indivíduo tenha a quantidade necessária de calorias e nutrientes sem que precise ingerir grandes quantidades de alimentos diariamente.

Para muitos pacientes, esse aumento no consumo de alimentos seria um grande desafio ou, em alguns casos, impossível. Por isso, essa é uma boa maneira de melhorar a ingestão calórica e nutricional.

Promoção da recuperação e melhoria do estado nutricional

Também ajuda a promover a recuperação e melhorar o estado nutricional, já que estará fornecendo uma quantidade adequada de nutrientes e calorias.

Certamente, é uma ótima contribuição para uma resposta mais eficaz a um determinado tratamento médico e também uma melhora na qualidade de vida.

A dieta enteral hipercalórica precisa ser receitada e acompanhada por um profissional da saúde.

Implementação da dieta enteral hipercalórica

Para implementar esse tipo de dieta, é preciso realizar uma abordagem personalizada e cuidadosa. Com isso, é necessário:

Avaliação nutricional e monitoramento por profissionais de saúde

Como em qualquer dieta, é preciso realizar uma avaliação nutricional antes de começar o tratamento, afinal, cada indivíduo possui suas necessidades calóricas e nutricionais – e objetivos que irão influenciar na quantidade que precisará ser ingerida diariamente.

O monitoramento feito por profissionais de saúde também é fundamental – ajustes podem ser necessários com o decorrer da dieta.

Esse cuidado irá garantir sucesso na dieta e, consequentemente, boa saúde e bem-estar para o paciente.

Considerações na escolha da fórmula e administração

No momento de escolher a fórmula enteral ideal para o paciente, é importante considerar suas necessidades nutricionais – esse é um atendimento que deve ser personalizado para que a dieta não tenha um efeito contrário ao desejado.

Além disso, a administração da dieta enteral hipercalórica precisará ser realizada conforme as orientações passadas pelo médico ou nutricionista do paciente, para ocorrer uma ingestão correta das calorias e dos nutrientes presentes na fórmula.

Conte com a Nutrição Total!

A Nutrição Total tem o que é preciso para garantir uma dieta enteral hipercalórica de qualidade para garantir o suporte necessário que você, seu familiar ou paciente precisa.

Aproveite essa oportunidade para garantir as fórmulas enterais certas para uma alimentação balanceada e rica em nutrientes e calorias!